Caríssimo Professor,
Com a finalidade de subsidiá-lo no que se refere aos aspectos tecnológicos e interação com os alunos, bem como o envio de materiais e recebimento dos mesmos, sugerimos a seguir, alguns caminhos para facilitar e dinamizar o vosso trabalho.
Avaliação/Teste no Google Drive usando o Flubaroo
Provas e Testes com Autocorreção - Google Forms
Google Classroom - Ferramenta para Professores
Como criar e utilizar o Socrative
Como fazer exercícios online e em tempo real - Mentimeter
Como criar um Quiz
Como utilizar o Polleverywhere
Crie Organogramas com Lucidchart
Como utilizar o Microsoft Teams
Como criar podcasts interativos usando o Discord
Tutorial Google Meet para Docentes
Como utilizar o Kahoot
Como utilizar o Padlet
Transferindo Documentos
Com usar, enviar e receber arquivos grandes pela internet de modo seguro!
Com enviar arquivos grandes usando o navegador Mozilla Firefox
O que é Scratch?
Scratch é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT. Desde 2013 o Scratch 2 está disponível on-line e como uma aplicação para Windows, OS X, e Linux. O código fonte da versão 1.x está sob a licença GPLv2.
Por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, ele é ideal para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvida para ajudar pessoas acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Com ele é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos
O Scratch é considerado mais acessível que linguagens de programação textuais, por se utilizar de uma interface gráfica que permite que programas sejam construídos com blocos encaixados, lembrando o brinquedo Lego. Utiliza uma sintaxe comum a muitas linguagens de programação. É diferente de outras linguagens, não tem nenhum tipo de pontuação obscura.
Cada bloco da linguagem contém um comando em separado, que podem ser agrupados livremente caso se encaixem. E os comandos podem ser modificados através de menus barra de snirks. O Scratch se inspirou na forma como os DJs fazem a mixagem de sons para criarem novas músicas. Mas essa linguagem consegue mixar diversos tipos de mídias, como imagens, sons e outros programas.
USO DO SCRATCH EM SALA DE AULA
Aula 01 - O que é Scratch?
Aula 02 - Introdução à movimentação
Aula 03 - Como fazer movimentação no Scratch
Aula 04 - Primeiros comandos
Aula 05 - Como criar trajes, animação e palco para games
Aula 06 - Efeitos e transições para jogos
Aula 07 - Sistema de pontos para games
Aula 08 - Passo a Passo
Aula 09 - Como pintar fundos para jogos
Aula 10 - Como fazer um jogo de labirinto
Aula 11 - Programação em Scratch
Aula 12 - Como criar um jogo
Aula 13 - Como fazer um jogo do Sonic no Labirinto
Estamos sempre à disposição para atendê-lo e servi-lo.
Cordialmente,
Celso Gusmão
PCNP TECNOLOGIA EDUCACIONAL E INOVAÇÃO
Comentários
Postar um comentário