Cyberbullying

Imagem
Mais informações! Acesse  https://new.safernet.org.br/content/infografico-bullying

AULAS


PENSAMENTO COMPUTACIONAL

O que é Pensamento Computacional?


    Pensamento Computacional é um conjunto de processos cognitivos, técnicas e conceitos da Ciência da Computação para resoluções de problemas que podem ser aplicados em várias áreas do campo do conhecimento, sendo importante a qual-quer cidadão de qualquer área de atuação. 
    
    Wing (2006) define o Pensamento Computacional como uma habilidade imprescindível para todas as pessoas e com as habilidades de ler, escrever e fazer cálculos.


    Sob esse ponto de vista, o Pensamento Computacional não é sobre nós humanos seguindo um algoritmo ao realizar a tarefa de adicionar números no papel ou em nossa cabeça. Não se trata de pensar como um computador. 

    O Pensamento Computacional se vale de um conjunto de conceitos da Ciência da Computação, que segundo BBC Learning (2018) são: 

1. Decomposição de problemas;
2. Reconhecimento de padrões;
3. Abstração;
4. Algoritmo e procedimentos.

    Diante dos conceitos e características apresentados pode-se estimar que o Pensamento Computacional não se restringe somente ao ato de programar ou utilizar ferramentas computacionais, mas sim, saber como e quando utilizar habilidades computacionais para resolver problemas.

    Pensamento Computacional em sua tese central trata da formulação de soluções para problemas com clareza suficiente e de uma forma suficientemente sistemática, para que se possa utilizar conceitos da Ciência da Computação – utilizando computadores ou não – para executar um processo e, desse modo, alcançar uma solução.

    Quando pensamos em desenvolver o Pensamento Computacional não estamos nos referindo ao aprendizado dos conceitos da Ciência da Computação, mas sim às seguintes habilidades:


Formular problemas de forma a permitir o uso de um computador e outras ferramentas para resolvê-lo;
Organizar dados de forma lógica e analisá-los;
Representar dados por meio de abstrações, tais como modelos e simulações;
Automatizar soluções por meio do pensamento algorítmico (uma série de passos ordenados);
Identificar, analisar e implementar soluções possíveis com o objetivo de encontrar a combinação de passos e recursos mais eficientes;
Generalizar e transferir esse processo de resolução de problemas a uma grande variedade desse tipo de problema.


























































































































Referências sobre o Pensamento Computacional


BBC LEARNING, B. What is computational thinking? , 2018. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/education/guides/zp92mp3/revision>. Acesso em: 01/02/2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacio-nalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/BNCC_EI_EF_110518_ver-saofinal_site.pdf>. Acesso em: 30 out.2018.

BLIKSTEIN, P. (2008). O pensamento computacional e a reinvenção do com-putador na educação. 
Disponível em: 
<http://www.blikstein.com/paulo/documents/online/ol_pensa-mento_computacional.html>. Acesso em: 01/02/2018.

CSTA/ISTE. Computational Thinking Across the Curriculum, 2009. Dispo-nível em: <https://c.ymcdn.com/sites/www.csteachers.org/resource/resmgr/CTE-xamplesTable.pdf >. Acesso em: 01/02/2018.

FIDLER, Devin. Future Skills: Update + Literature Review. Institute for the Future for Apollo Research Institute. Palo Alto, Califórnia: Institute for the Futu-re for Apollo Research, 2016. Disponível em: <http://www.iftf.org/futureskills/>. Acesso em: 08, dez., 2016.

PAPERT, S.; RESNICK, M. Technological Fluency and the Representation of Knoledge. Proposal to the National Science Foundation. MIT MediaLab, 1995.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: COMPONENTE CURRICULAR: TEC-NOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM. São Paulo: SME/COPED, 2017.

WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33–35, 2006.

WING, Jeannette. Computational thinking, 10 years later. Microsoft Research Blog (March 23, 2016), 2016. Disponível em: <https://www.microsoft.com/en-us/re-search/blog/computational-thinking-10-years-later/>. Acessado em 23 out. de 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conexão

BLOGS DAS ÁREAS